top of page

ACERVO

Revista da Academia Fluminense de Letras

A Academia Fluminense de Letras teve os dez volumes iniciais lançados pela Editora do Jornal do Commercio – Rodrigues & Cia. O primeiro, em 1949, quando a Academia já havia completado seu trigésimo segundo ano de existência.

A partir do tomo XI a responsabilidade pela edição passou à Tip. Baptista de Souza & Cia. A Revista de número XV circulou em 1976.

Sua última publicação foi o XVI volume em 2005.

patronos da afl livro.jpg

Patronos da Academia Fluminense de Letras

Editado em 1975 (La Cava), assinado pela então Presidente Albertina Fortuna Barros, primeira mulher titular da AFL (ingressou em 1959), e uma das pioneiras no País a ser admitida numa Academia de Letras, foram lançados resumos biobibliográficos de todos os patronos da Classe de Letras, escolhidos e relacionados em uma lista elaborada anteriormente por uma comissão composta por antigos membros fundadores da instituição.

Download gratuito do livro no formato PDF em breve

capa_jornal_centenário.png
Informativo - O Acadêmico

Leitura online gratuita do livro (SlideShare)

Download gratuito do livro no formato PDF

Adquira a versão impressa (plataforma Clube dos Autores

Coletânea de textos premiados - Concurso Literário da Academia Fluminense de Letras 2018

CAPA.jpg
Capa.jpg

As Vidas que dão vida à casa centenária

A presente edição especial sai publicada, nos 102 anos da Academia Fluminense de Letras, nesse novo momento histórico e meritório da vida acadêmica fluminense, após o cumprimento da Programação Cultural de Jubileu do Centenário. Tendo em vista a importância de se dar continuidade à tradição acadêmica, constam, nesse volume, as fotos e os currículos resumidos dos acadêmicos em suas respectivas cadeiras, que passam a integrar e eternizar o Quadro Acadêmico assim constituído: Classe de Letras – CL, Classe de Belas Artes – CBA, Classe de Ciências – CC, Classe de Ciências Sociais – CCS e Membros Honorários. Inclui-se também a relação completa dos patronos, dos fundadores das cadeiras e de seus ocupantes.

Download gratuito do livro no formato PDF em breve

BAIXE

Adquira a versão impressa (plataforma Clube dos Autores) em breve

COMPRE
Capa Slideshare.png

Publicações sobre Academia Fluminense de Letras

Noticias sobre a Academia Fluminense de Letras podem ser encontradas em nosso perfil do SlideShare

Coletânea de textos premiados - Concurso Literário do Centenário da AFL - Concurso Nacional e Internacional de Trovas

opusculo.jpg

Leitura online gratuita do livro (SlideShare)

Download gratuito do livro no formato PDF

Acervo Bibliográfico

Conforme o Projeto de Catalogação e Disponibilização do Acervo Bibliográfico da AFL, constante no Termo de Fomento celebrado com a Secretaria de Cultura de Niterói, foi realizado levantamento do rico acervo bibliográfico da instituição, composto por obras dos acadêmicos, livros históricos, clássicos da literatura, entre outros – incluindo obras raras – somando 7.269 itens, sendo 6.218 livros, 169 revistas e 882 folders/folhetos. A organização/catalogação contou com o trabalho da bibliotecária Penha Maria Machado Dieguez, durante período de seis meses, sob a coordenação/supervisão da Acadêmica Maria do Carmo Soares Cordeiro, Diretora de Acervo Documental e Bibliotecas da AFL. Foi priorizada a catalogação em detalhes das obras produzidas pelos membros da Academia, que formam a Coleção dos Acadêmicos, cuja listagem encontra-se aqui. A AFL espera encontrar no futuro formas para dar continuidade ao importante trabalho.

Relação de Obras Catalogadas

bottom of page