CENTENÁRIO
É chegado o momento de cada um de nós, confrades e confreiras – que ocupamos nossas cadeiras no Quadro Acadêmico da Instituição – levantarmos a nossa taça para o brinde uníssono a todos esses anos de existência acadêmica vitoriosa: Salve a Academia Fluminense de Letras!
Cada um dos membros que por aqui passaram, pôde deixar a sua contribuição com obras, fatos e feitos, que só a engrandeceram. À memória deles, também a nossa grata homenagem!
Na efervescência do Século XXI, a Academia vem-se voltando para o futuro, sem alhear-se do estímulo à cultura fluminense, do serviço às Letras, às Artes e à Ciência, e da valorização da Língua Portuguesa, em cumprimento às suas obrigações estatutárias. Dificuldades existentes nunca puderam extinguir o ideal acadêmico, que se mantém vivo.
Acadêmica Eneida Fortuna Barros
Dentro da vasta programação cultural comemorativa promovida em 2017, Ano do Centenário da Academia Fluminense de Letras, foram realizados: concursos literários; concurso de fotografias; sessões solenes na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na Câmara Municipal de Niterói e na Câmara Municipal de São Gonçalo; lançamento de publicações; saraus literários e musicais; solenidades conjuntas com instituições públicas e entidades culturais; entre outros eventos.
Através da Lei nº 7.588, de 17 de maio de 2017, a AFL foi reconhecida como Academia de Letras Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
O ápice das celebrações foi a realização do I Congresso Brasileiro de Academias de Letras, de 20 a 22 de julho, no Hotel H Niterói, em torno dos temas “Educação, Cultura e Ética”, com o apoio da Fundação de Arte / Secretaria de Cultura de Niterói, da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense.
Durante os trabalhos do Congresso, que reuniu representantes de Academias de Letras estaduais, de Academias das cidades do Estado do Rio e de nossa alma manter, a Academia Brasileira de Letras, a Academia Fluminense de Letras – atendendo a um dos seus objetivos estatutários, “Fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres” – tomou a iniciativa de fundar a Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro / FALERJ.