I Congresso Brasileiro de Academias de Letras
O I Congresso Brasileiro de Academias de Letras, com os temas “Ética, Educação e Cultura – Instrumentos Básicos para Fortalecer o Sentimento Nacional”, foi um marco nas comemorações do Centenário da Academia Fluminense de Letras.
Realizado entre 20 e 22 de julho no Hotel H Niterói, o congresso contou com o apoio da Fundação de Arte / Secretaria de Cultura de Niterói, da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense.
O evento buscou congregar as Academias de Letras para estimular e desenvolver ações socioculturais e educacionais vinculadas à ética, estimular a produção de livros e a difusão da leitura, valorizar o idioma nacional e intensificar a campanha para a sua oficialização na Organização das Nações Unidas.
Participaram integrantes de Academias de Letras estaduais, de Academias das cidades do Estado do Rio e de nossa alma manter, a Academia Brasileira de Letras – representada pelo seu Presidente, o Acadêmico Domício Proença, pelo Acadêmico Marco Lucchesi (também membro da AFL) e pelo Acadêmico Evanildo Bechara – assim como autoridades e convidados das áreas de Educação e Cultura.
Ao final das exposições e debates foram colhidas sugestões, propostas e recomendações para a elaboração de documento intitulado “Carta de Educação, Cultura e Ética de Niterói”, que recebeu ampla divulgação.
Durante o Congresso foi efetivada a criação da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro / FALERJ, que busca apoiar o movimento cultural fluminense, promovendo um esforço conjunto para aprofundar nossas raízes culturais.
Vídeos do evento
em breve

clique na imagem para abrir a programação
Realização:



Parceria:

